O primeiro livro sobre o tema no Brasil. Um livro teórico-prático escrito para ajudar designers que estão passando pela transição de colaborador individual para gestão de pessoas.
27 capítulos, 238 páginas
Ao fim de cada parte do livro, o autor conversa com líderes de Design que são referência no Brasil e registra tudo em um podcast inspirador, que irá trazer outros pontos de vista sobre os temas discutidos no livro.
Está imperdível!
Prefácio por
Joaquim Torres (Joca)
”Contratação, onboarding, estruturação, processos, visão e estratégia de design, desenvolvimento de pessoas e tudo o mais que o Zanini vai te contar aqui no livro. Livro esse onde, mais uma vez, ele vai além do esperado e conta não só o básico da liderança de Design mas também os detalhes práticos e dicas que certamente vão ajudar muito quem está pensando em trilhar esse caminho ou mesmo quem irá trabalhar com um líder de Design.”
1. Quero virar líder do meu time
2. Por onde eu começo?
3. Maturidade do design na empresa
4. Nivelamento dos(as) designers
5. Entrevista com João Paulo - Winnintemp
Design Manager @ Winningtemp
Parte 1 - O início da jornada
Design Director @ Loggi
Parte 2 - Contratando Designers
6. Criando uma descrição de vaga
7. Atraindo talentos
8. Conduzindo entrevistas
9. Desafio de Design
10. Onboarding
11. Entrevista com Bárbara Dick - Loggi
12. Estabelecendo processos
13. Ritos de Design
14. O que é one-to-one?
15. Feedback
16. Delegando com propósito
17. Avaliação de desempenho
18. Entrevista com Aline Alves - Pag Seguro
General Design Manager @ PagSeguro UOL
Parte 3 - Gestão do time
Design Manager & Pesquisa @ Easynvest
Parte 4 - Ciclo de carreira
19. Desenvolvimento de carreira
20. Construção do PDI
21. Desligamentos
22. Entrevista com Igor Cabral - Easynvest
23. Como organizar o time
24. Gestão de expectativas
25. Design Ops
26. Métricas e indicadores
27. Entrevista com Gustavo Oliveira - OLX
Design Director @ OLX Brasil
Parte 5 - Escalando o time
Zanini é Head de Design no iFood 🍕 Autor dos livros ”Liderança em Design” e ”Fundamentos da Liderança em Design”. Formado em Psicologia, pós graduado em Design e Gestão de Negócios e Gestão Estratégica de Negócios. Dedicou os últimos 10 anos à gestão de pessoas.
Sua última posição antes do iFood, foi na Conta Azul, tendo atuado por 5 anos como Head de Design, fazendo a gestão do time na empresa. Antes disso, passou por escritórios de Design, atendendo grandes clientes como Unilever, Paganini e Hering.
Em uma classe acostumada a "importar" melhores práticas do exterior, eis que surge um conteúdo que ajuda a compreender o impacto e importância da gestão profissional de Design no Brasil. A forma não-linear, mas incrivelmente simples do Zanini, apresenta-se como uma ferramenta para novos e experientes gestores, não dependendo da leitura convencional para inspirar seu trabalho e o seu time. Mais que um livro, um manisfesto que questiona crenças coletivas e dá luz às boas práticas de gestão de Design com foco em resultado.
Alvaro Rosa
Design Manager @Mercado Livre
”Minha história não é diferente da maior parte dos líderes que temos hoje. Viramos líderes quase que sem querer. Mas as coisas estão mudando e esse livro é um ótimo exemplo de como a próxima geração de líderes terão referências não só técnicas, mas também designers que são gestores incríveis. É uma honra fazer parte desse novo momento. Ver tantos líderes de design inspirando outros designers.”
Diogo Kpelo
Design Director @Unico
"Não existe bala de prata quando nos referimos a desenvolver habilidades de liderança. Em qualquer outra área, existe um mínimo para essa jornada acontecer. Já no design, temos diversos desafios no processo de amadurecimento dessas habilidades e esse livro é um marco para nossa comunidade no Brasil, pois começamos a discutir temas mais avançados e o real impacto do design nas empresas, agora, não mais no operacional e sim na gestão."
Karuan Bertoluci
Head of Design @Arquivei